7.04.2007

NUGGETeS do PAGODE #1



Grupo Revelação: “Novos Tempos” [Deckdisk, 2003]

Cheguei à Ilha num dia de setembro. Tava frio, tava com meu casaco de corduroy, andando até o Flamel com o Knut, outro norueguês que antecipava a minha chegada.

O nosso vizinho tinha um puta sound system nem dois metros da nossa casa. Tocava um disco só: Novos Tempos de Grupo Revelação. A canção-título é do Jorge Aragäo, pagodeiro da primeira. O vizinho cantava seu bêbadosamba dia e noite, muito desafinado. Era uns dias maravilhosos. Marcou a minha chegada à Ilha de Santa Catarina.

Hoje, escutando de novo, eu sei que estava certo. Que aquelas noites sem sonho prestaria pra coisa alguma. Prestou. O samba já tinha me chamado. O samba come a gente. Que nem o funk. Comem a gente de dentro pra fora. É o que o Hermano Vianna chamou de “um dos melhores exemplos de antropofagia que eu conheço”. É isso aí. O samba é a renascença do guerreiro guaraní.

Cordialmente,

Doktor Statsfysikus

Audinho da Vitrola Alves Souza de Almeida Gomes Lopes

== = = = = = = = = ==

Destaques do disco:

Quem é de Deus [Carlos Caetano e Helinho do Salgueiro]

Novos Tempos [Jorge Aragão]

Horizonte de Emoção [Xande de Pilares, Mauro Jr. e Helinho do Salgueiro]

O Samba Vem me Chamar [Picolé e Bandeira Brasil]

Samba do Coração [Arlindo Cruz, Acyr Marques e Maurição]


== = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = ==

5 comments:

affloripa . . . . . . . . . . . . . . . said...

adoro as novidades e surpresas aqui do nosso antropólo-antropofágico-pesquisador-dj-bacalhau. beijos

affloripa . . . . . . . . . . . . . . . said...

ops, antropólogo, quis dizer.
[e loguei com o blog da af, mas sou eu, paulie]

AdV said...

salve sinhá pontuada,
flickr agora, demorou, hein! é isso q é a sinhá.
logo sairemos pra recife, mas antes tem baile da pesada, oh la la...
beijos & beijos

Juliana Barbi said...

vou montar um grupo de pagode - o clorox x-14! pagode de branquelo. tás dentro, noruego? hehe

vem pra cá logo, meu pagodeiro funkeiro preferido!
e vamos descascar umas batatas!
ta en poteeeeet

luv ya! nhoc!

AdV said...

eeeba, pagodão de branco, tou dentro! é isso aí, nóis e noel rosa tudo de novo!! =P

a gente se vê na ilha daqui a uma semana e tanto, mas antes tem baile no cantagalo, uêêêêêê

frita e ferve aquelas batatim, cabloclinha, já vou aí comer as casca!
nhøk nhøk
=* =*