11.07.2006

polifönica?


A idéia da polifönica surgiu em fins de 2003, quando conheci um cearense queridíssimo representante de selos de música independente brasileira em Santa Catarina. Alexandre Montenegro – a quem serei sempre grata por ter me apresentado as maravilhas de Wandula, DonaZica, Stela Campos e tantos outros - estava reunindo alguns amigos para colocar em prática uma idéia mirabolante: montar na ilha um jornal sobre música brasileira produzida por artistas que não fazem parte do cast das grandes gravadoras nem encontram espaço nos tradicionais veículos de comunicação. Entrei de cabeça no projeto, sem nunca imaginar a proporção que tomaria em minha vida.

Alguns meses (e muitos encontros) mais tarde, as coisas começaram a se delinear: mudamos a mídia (por que não criarmos uma revista, se sua linguagem, cores, formas e texturas sempre nos atraíram tanto?), estabelecemos as pautas, quebramos a cabeça para encontrar um nome que traduzisse a idéia do que tínhamos em mente: uma publicação em que se pudesse ler tanto sobre MPB quanto sobre rock, choro, música eletrônica, bossa nova, experimentalismos. Uma revista feita em Florianópolis, mas que dialogasse com o que se produz nas outras cidades brasileiras, que misturasse sotaques e suprisse – em parte, evidentemente – uma lacuna do mercado editorial.

Como tão (ou mais) importante quanto ler sobre música é poder escutá-la, a polifönica acabou se tornando também uma produtora de eventos musicais em Florianópolis, formada por Alexandre Montenegro, Juju Barbi e por mim. Já arrumamos o camarim de Bïa Krieger, carregamos os amplificadores do The Honkers, Repolho e Verano, ajustamos os microfones para Ceumar, Gigante Brasil e Leila Maria, demos palpites no mapa de palco do Wandula. E vem muito mais pela frente.

---

O boneco da revista está pronto, em nossas gavetas, só esperando condições financeiras para ganhar corpo tátil. Por enquanto, resolvemos disponibilizar nossos arquivos por aqui mesmo.

Neste blog, você vai poder acompanhar o que estamos pensando, produzindo, ouvindo. Entrevistas, resenhas, fotos, matérias especiais – aqui é um espaço para a diversidade, a polifönia. Seja bem-vindo! E aguarde novidades em breve, no nosso site, ainda em obras! [www.polifonica.com.br]


Abraços!
Paula Albuquerque

---

[Polifönica é formada por Alexandre Montenegro, Juju Barbi e Paula Albuquerque.
Já passaram tantas pessoinhas pela vida da polifönica, que queria aproveitar esse primeiro post pra fazer uma homenagem à Amanda Maykot, Xanda Alencar, Audun Hole, Pati Potira, Fernando Angeoletto e a todos que colaboraram nesses dois anos de projetos!]

11 comments:

Ficas said...

ei, sou fã de vocês! quero um autógrafo na minha camiseta polifönica.

Anonymous said...

tão bom tão bom tão bom...
cada momento que a gente viveu, né?
e ainda um monte de sonhos polifönicos pra realizar...
beijos pras duas pëqueninas
e pra todos os amigos que nos ajudam sempre a realizar esses sonhos!

Hemeterio said...

Longa vida à Polifönica! Eu aqui já estou ansioso por um exemplar. Sucesso, H.

Anonymous said...

Meu Deus!!!! 2 anos!!!?
só de pensar em como tudo isso começou...fico toda orgulhosa de ver onde vocês chegaram!
Mesmo um tantinho distante, sempre estarei na torcida e ansiosa pra ver a revista circulando, afinal de contas, foi por ai que tudo começou.
Beijos meus amados e mais sucesso...sempre!!!
saudades, saudades...

Anonymous said...

Sou tua fã!!!
Parabéns amada!!!
Beijossss

Anonymous said...

Eu vim aqui passear pra lembrar e desejar o amanhã maior. Não deu tempo de passear. Saí logo. Ele ficou verde na memória. Voltei, pque me juraram que não era verde. teimei. sim, é cinza, mas fecha e fica verde.
Daí ela disse: polifônica é verde. verde é deles. verde é alegria. eu digo: verde é natureza pura que cresce. sim, são eles.
.
beijos. em todos. e fé pro sonho lhes acompanhar sempre.
:)

Anonymous said...

A Polifônica já nasceu bem sucedida! Forte e vigorosa... essa polifonica vai looonge!! Além de muita dedicação a polifonica tem visão e caminha com a arte e o mais puro entretenimento de alto nível. Parabéns!

barbara said...

e não é que já fazem dois anos!
parabéns para polifönica, e todos seus queridos integrantes.
fico aqui na torcida da publicação, e que a gente comemore com muitos, muitos abraços.

mari p. said...

Eu jah tenho uma camiseta a dois anos, ela tah meio velhinha, mas ainda cabe em mim!
Ao contrário da Polifonica eu num cresci mais...heheheee
Bjos fofuchos!
- o show foi lindo sim-

amy said...

opa :)
espero poder continuar participando de alguma forma da polifonica mesmo aqui de longe. muito legal mesmo, contem comigo :)
samantha

Anonymous said...

polifönica - wandula desta vez com wymborska - wandula curitiba do orvalho e do frio mas esta nostalagia polifönica não poderia chegar em hora melhor! - ao lado desses queridos só passei momentos bons;
polifönica, o sucesso será inevitável! é o que eu desejo para vocês.
um beijo giant em cada um.