11.09.2006

* Wandula em Floripa





Há 3 anos um amigo me emprestou um CD com uma criança de bochechas rosadas na capa de papel. O nome do disco homônimo, que nunca mais sairia da prateleira dos preferidos, logo chamou minha atenção: Wandula. De onde vinha aquele som? De que tempo? De que matéria era feito? De Curitiba, terra da juventude que veio do frio e da melancolia. Da atemporalidade - arriscaria dizer -, moldado pela voz e acordeon da suíça radicada brasileira Edith de Camargo, pelo piano de Marcelo Torrone, pela guitarra de Rafael Martins, pela bateria de J. C. Branco e pelo violão de Cláudio Pimentel. A música do Wandula acaricia, é feita para a alma em dias de algodão. É, ao mesmo tempo, pó, que resseca, árido; e água, que escoa, brinca. Como rotulá-la, senão pela emoção (sempre fresca) que causa?

Para ajudá-los, recorramos às principais influências do grupo, que passeiam pela música minimalista de Yann Tiersen e Philip Glass, pelo vocalismo experimental de Iva Bittova, pela chanson française de Edith Piaf e Barbara, pelo rock do Divine Comedy, Mogway e Calexico. A sonoridade tão particular que nasce dessa fusão, somada às experimentações melódicas e instrumentais dos membros do Wandula, baseia-se numa estrutura musical elaborada com cuidado especial nos arranjos, timbres e texturas sonoras. No repertório, temas instrumentais e músicas cantadas por Edith de Camargo, que compõe em francês, alemão, inglês e português.

O grupo estreou em 1999 e é considerado pela crítica e pelo público um dos expoentes da música independente brasileira, tendo lançado dois discos. Em 2001, foi selecionado pelo Projeto Itaú Cultural - Rumos Musicais para figurar entre os 30 melhores grupos da região sul e, em 2003, fez sua primeira turnê independente na Europa, com três concertos na Suíça - em St. Gallen, Zürich e Gossau.

Com tudo isso sabido, lido e ouvido, eis que parti, no ano passado, para um show do Wandula em sua terra natal. Era como se aquele universo fosse meu, por alguns instantes. Wandula desvenda labirintos.
----

No show do dia 27 de outubro passado, no TAC, o grupo trouxe algumas novidades na bagagem: a presença do baixista Denis Nunes e novas trilhas sonoras para filmes imaginários. Uma noite completamente inesquecível, tanto para nós, da polifönica, quanto para o público, que pareceu flutuar. Além das composições inéditas, Wandula relembrou algumas das mais lindas composições de seu primeiro álbum, como Lovetears, Paisagem Progressiva e Moedas de Açúcar (esta em uma nova versao, com baixo, guitarra e bateria). Ouvi da própria banda: “é unânime entre nós: o melhor show do ano”. Quem sabe em dezembro eles repitam a dose por aqui?

Fotos (mais de cem, incluindo essas acima) e entrevista no Underfloripa (link ali ao lado).
Abraço-afagos,
Paula

12 comments:

Ficas said...

e quais serão os próximos eventos polifönicos???

* polifönica * said...

anote aí, monsieur:
bazar da música para o natal. em breve colocamos as datas aqui e no orkut. provavelmente no início e fins de dezembro, no ceart/ufsc/matisse. aquela coisa querida: cds de música independente brasileira a preços também queridos!
=)
ah, e aguardem: 2007 promete...
[paula]

Anonymous said...

O texto é lindo e descreve de maneira sensitivamente bela. Senti muita vontade de ouvir e ter presenciado o show. Quero acompanhar a Polifönica de pertinho, desejo muito sucesso, e sonhos sempre crescentes para impulsionar e inspirar!
:*

* polifönica * said...

que alegria, todas essas pessoas queridas deixando comentários!

sou a favor de uma 'sessão nostalgia', pra relembrar os 'melhores momentos da polifönica'.
final de ano, temos que fazer um balanço!

[juju]

Anonymous said...

sessão nöstalgia já tem meu voto!
vai ser muito lindo!
quando? quando?

tanta gente q ajudou a pö a realizar sonhos!

pena q o audinho tá longe!
temos q providenciar uma webcam pra trazê-lo pra essa celebração!

bjos!

Anonymous said...

começamos por onde?
o que vcs querem ver em seguida aqui?
ceumar? biä? [preciso revelar as fotos ainda, estava na era analógica nessa época]
chico saraiva? honkers?
tb aprovo a retröspectiva!
=*
[paula]

Anonymous said...

Repetir a dose em dezembro??
Seria uma boa idéia. Pena que nao pude assitir ao show do Wandula... mas minha amiga Paula, da Polifônica me falou muito bem do grupo... Só não fui pq tive aula à noite... mas me arrependo... Acredito que o show estava exuberante....

Abraços
Cassius

Anonymous said...

wandula em breve novamente em floripa...
;-]

barbara said...

oba! sessões nostalgia! tô dentro!
e que venham muito shows deliciosos como este do wandula.

Anonymous said...

paulette, como é que eu nunca soube desse cantinho aqui?...
lindas tuas espumas-palavras sobre Wandula! vida longa à Polifönica!
beijocas

p.s.: Erlend Oye é o cara do Kings of Convenience? Ohhhhhhhh!

Anonymous said...

olha só q legal...
sobre o show do wandula no tac, com vídeos...

http://sgouveia.multiply.com/video/item/9

http://sgouveia.multiply.com/video/item/8

Anonymous said...

ops...
é sobre o wandula,
com vídeos do show do tac..
me atrapalhei..